▪ Comércio independente: constituído na grande maioria por empresas familiares, de dimensões pequenas, com um nº reduzido de trabalhadores ou apenas com o próprio proprietário. Ex: lojas de roupa, mercearias…
▪ Comércio integrado (ou organizado): comércio de grandes dimensões que integra as funções de grossista e retalhista explorando cadeias de pontos de venda.
- Os grandes armazéns: oferecem num mesmo local diversas categorias de produtos arrumadas em secções, funcionando cada uma como uma loja especializada. Ex: El Corte Inglês
- Os armazéns populares: cadeia menos sofisticada dos grandes armazéns, dirigidos a clientes com menor poder de compra. Ex: Minipreço, Lojas Dia…
- As grandes superfícies generalistas: lojas de grandes dimensões, oferecendo grande variedade de produtos. Ex: Continente, Jumbo….
- As grandes superfícies especializadas: lojas de grande dimensão dirigidas para a mesma gama de produtos. Ex: Rádio Popular, Toys`rùs…
- O Franchising: reunião de empresas que, embora se mantenham jurídica e financeiramente independentes, estão ligadas por contrato a uma empresa mãe, aplicando políticas de gestão comum. Ex. Benetton, Mcdonalds….
▪ Comércio associado : empresas que mantêm a sua independência jurídica, associando uma ou mais actividades, de modo a obter vantagens para competir com o comércio integrado.
Ex GRULA – Grupo Lisboeta de Abastecimento Associado
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário