segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Determinantes da Procura

O próprio senso comum demonstra-nos que a quantidade procurada de determinado bem depende do seu preço. De facto, quanto maior o preço do bem, menor é a quantidade procurada desse mesmo bem. Da mesma forma, quanto menor for o preço, maior será a quantidade procurada.

Contudo, o preço não é a única determinante da procura. Na verdade são diversos os factores que contribuem para aumentar ou reduzir a procura dirigida a determinado bem, nomeadamente:
  • As preferências dos consumidores – as preferências (ou gostos) representam uma grande variedade de influências culturais, sociais, históricas; podem reflectir necessidades físicas ou psicológicas permanentes ou temporárias e podem ser influenciadas artificialmente, por exemplo através de técnicas comerciais e de marketing;
  • O rendimento médio dos consumidores – geralmente, quanto maior o rendimento dos consumidores, maior será a procura dirigida ao bem. Existem, contudo, determinado bens cujo comportamento da procura é diferente quando o rendimento aumenta: é o caso dos chamados bens inferiores cuja procura que lhe é dirigida diminui quando o rendimento dos consumidores aumenta (ex: margarina);
  • A dimensão do mercado – quanto maior o número de consumidores maior é a procura de bens. Se numa determinada economia se registar um aumento repentino da população, é natural que a procura dirigida à generalidade dos bens aumente na mesma proporção;

Os preços dos bens relacionados - existem dois tipos de relacionamento entre dois bens relacionados: ou são substitutos ou são complementares. Dois bens são substitutos quando, através do seu consumo, é possível satisfazer a mesma necessidade. São complementares quando, para satisfazer determinada necessidade, for necessário consumir os dois bens em simultâneo. É fácil assim de compreender que quando o preço de um bem substituto aumenta a procura dirigida a esse mesmo bem diminui sendo essa procura transferida para o seu substituto. Pelo contrário, se o preço de um bem complementar aumentar, a procura dirigida a esse mesmo bem diminui levando também a uma redução da procura dirigida ao bem seu complementar.

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